quinta-feira, 24 de abril de 2014

........preciosas criações








Seu nome é Karla Maria Costa Vilella, mais conhecida como KALU, libriana e nascida em Maceió, AL. Conheça um pouco dessa designer de joias que oferece suas criações para as mulheres mais elegantes do país.



 Quando e como começou a criar jóias?
- as jóias para mim sempre foram uma paixão! Sempre gostei de trabalhos manuais. Sou formada em Odontologia  e fiz especialização em estética. Me casei e por causa da profissão de meu ex marido, tive que viajar muito. Morei em vários países como Estados Unidos, Argentina e Uruguai. Quando estava morando em Buenos Aires, fiz um curso de ourivesaria, na UBA (Universidade de Buenos Aires). Me apaixonei completamente e me identifiquei muito, pois as técnicas são muito parecidas com as da odontologia, inclusive até os instrumentais.

Onde busca inspiração para criar suas peças?
- as inspirações surgem de uma viagem, um sonho, assistindo televisão ou lendo uma revista.

Você lança coleções seguindo as estações?
- sigo tendências, mas não me preocupo em seguir calendários. Faço peças toda hora sem me preocupar com datas.

Porque a paixão pelas pedras brasileiras?
- Amo as pedras brasileiras... O Brasil é riquíssimo em minerais e realmente aproveito bastante das nossas pedras. Mas busco sempre pedras novas, com suas cores inusitadas em qualquer lugar do mundo; pois sempre quero ter novidades para minhas clientes.

Aonde estão as melhores gemas?
- depende muito de qual pedra estamos falando! No Brasil encontramos muitas variedades: tais como o diamante, ametista, água marinha, esmeralda, granada, opala, quartzo e topázio...
Na Inglaterra existe a melhor jazida do mundo de âmbar. No Afeganistão estão as melhores águas marinhas, lápis lazulis e rubis. A África do Sul é o maior produtor do mundo de ouro e tem também diamantes extraídos em grande quantidade. Já o Japão é o maior produtor de pérolas cultivadas. As melhores esmeraldas do mundo estão na Colombia.

Como denomina o estilo de suas criações?
- são contemporâneas, as vezes barrocas, mas com muita identidade.

Qual o perfil de sua cliente?
- são mulheres muito exigentes, de muito bom gosto e que conhece tudo de moda e jóias. Querem sempre estar impecáveis sem ter que gastar fortunas. Adoram usar jóias de qualidade todos os dias e ter várias opções para cada look.

Qual a tendência das peças para a próxima estação (inverno)?
- o ródio negro e as franjas são grande tendência para a estação fria, assim como nuances de cor da orquídea, segundo a Pantone.

Que materiais usa para a cravação de suas peças?
- trabalho sempre com o ouro e a prata. Porém posso dizer que amo a prata, pois ao meu ver é um material feminino e maravilhoso. Possui o mesmo ponto de fusão do ouro permitindo assim a confecção de jóias com a mesma qualidade do ouro e com a vantagem de ser bem mais barato.

Quais são os profissionais utilizados na confecção de suas criações?
- para desenvolver uma peça começamos com a escolha da pedra, depois solicitamos o lapidário de acordo com o shape escolhido. A partir daí, com as pedras em mãos, começamos a derreter o metal (ourives), cravação das pedras (cravador) e banho.

Como ao seu ver esta o mercado de jóias e semi-jóias atualmente no Brasil?
- vejo um mercado bem aquecido e promissor. Uma vez que o poder aquisitivo da classe C está em ascensão e principalmente as pessoas estão querendo cada vez mais viver bem, frequentar festas, bons restaurantes e viajar. Sempre muito bem vestidas e apresentadas.

Você cria para mulheres e homens?
- sim, para ambos.

Qual sua pedra preferida? Porque?
- o diamante! Acho forte, dura e ao mesmo tempo tão delicada e linda. Combina com tudo e pode ser usada em qualquer ocasião. Mas amo as nossas pedras brasileiras também.

O que você acha de alguns designers que criam peças valiosas mas que na verdade se parecem mais com uma bijuteria?
- acho que jóia tem que ser exuberante. Temos a obrigação de explorar as pedras e os metais nobres de maneira a ressaltar suas qualidades, respeitando o bom senso e as técnicas de joalheria para não deixar uma jóia com cara de bijoux.

Qual seu designer de jóias nacional preferido?
- gosto muito da minha vizinha Emar Batalha. Ela é muito criativa e explora lindamente as gemas de maneira geral.

E internacional?
- gosto bastante da Irene Neuwirth, muito original e criativa.

Você se inspira em algum?
- tento criar minhas peças com isenção, mas sei que nossa criação sempre é resultado daquilo que vemos e do que admiramos.

O que é elegância, pra você, em uma jóia?
- elegância é mostrar, exibir e ousar, mas tudo dentro do contexto, sem exageros. Existe uma linha tênue entre o bom gosto e o ridículo e acho que esta percepção é para poucos... infelizmente.

O que é mais importante: o preço ou o designer e bom gosto da mesma?
- sem dúvida o designer é mais importante; pois fazer uma jóia juntando pedras caras e metais nobres é fácil. O difícil é conseguir unir as gemas e os metais de maneira que surja um resultado de extremo bom gosto, bem acabada, de qualidade e que venha valorizar ainda mais quem a usa.

Você tem alguma peça, em especial, que criou e que lhe traz maior satisfação? Qual?
- todas minhas peças são como filhotes para mim. Amo todas igualmente!!!

Quantas e onde são suas lojas?
- tenho duas lojas: uma no Shopping Vila Olímpia e a outra é minha concept store, na Rua Doutor Melo Alves, 295 - Jardins.

Tem representantes de suas peças em outras cidades? Onde?
- por enquanto tem uma pessoa que tem familiares aqui no Brasil e vem visitá-los uma vez por ano e que sempre leva peças para vender na Suíça. Minha intenção é em breve aumentar um pouco mais minha produção e poder ter representantes em várias cidades do Brasil.

Confira aqui alguns exemplos do trabalho da designer:...


brincos e anel em turquesas e ametistas
pulseira e anel em ouro branco com turmalinas coloridas

pulseira em rubis com brilhantes

pulseira com madre pérolas e quartzo fumê
anéis e colar com rubis e brilhantes

pulseiras em ouro branco com brilhantes branco e negro e anel com onix


peças em madre pérola, quartzo fumê e brilhantes

pulseiras em ouro amarelo com brilhantes
brincos e anel com rubis, brilhantes e franjas de ouro

brincos em ouro branco e brilhantes

brincos com brilhantes e outo

pulseira em ouro amarelo e safiras branca

brincos em ródio negro e esmeraldas
brincos em ouro amarelo com citrinos e turmalinas coloridas

brincos com nefritas e peridotos
Anéis em ouro amarelo com jades e brilhantes

visite também: www.kalujoias.com.br



sábado, 12 de abril de 2014

FASHION RIO - verão 2014/15 - Último dia

LENNY NIEMEYER - A estilista foi buscar inspiração na botânica e transformou a passarela de seu desfile em uma estufa com as laterais fechadas por placas de acrílico. Mostrou peças em tons de crú e cáqui em lycra texturizada para confeccionar biquinis, bermudas, blazers e tops. As saias são franzidas, de tela, e com a cintura alta usada com tops e bodies. Lenny trabalhou pinturas de flores manchadas sobre fundo claro, criando um efeito de estamparia em 3D para retratar hibiscos amarelos, lírios e astromélias.















FILHAS DE GAIA - A marca foi buscar inspiração no Reino do Mar para sua coleção de verão. Saias trompete aparecem com enormes babados, alguns assimétricos na diagonal, lembrando caudas das sereias. Os vestidos são longos com corte fluído e as blusas são curtas. As estampas retratam peixes geométricos e rabos da sereia, geralmente única, grande e em lugar estratégico.

















2 nd FLOOR - A grife inspirou-se nas praias do México! As peças aparecem com sobreposições de bermudas sobre leggings, tanto para mulheres como para os homens. A segunda marca da Ellus mostrou tops, maiôs e biquinis estruturados. Os vestidos longos ou curtos são fluídos, as vezes com amarrações laterais e os casacos e t-shirts aparecem com mangas caídas. As estampas mostram palmeiras e caveiras, estas alusiva ao Dia de Los Mortos, daquele país.






















TRIYA - Transformação e Movimento foi o tema da coleção da marca para sua moda praia. Biquinis,  tops, maiôs e hot pants são multicoloridos e com estampas geométricas. Os tops são destaque aparecendo mais fechados na frente e com detalhes nas costas.