quarta-feira, 10 de abril de 2019

Projeto cultural Santos Dumont


Hoje, dia 10 de abril, no Pátio SP - bar de música brasileira localizado na boêmia Vila Madalena –, acontecerá o lançamento oficial do projeto do documentário “O que eu Descobri e o que Veremos”, uma alusão ao último livro escrito por Alberto Santos-Dumont "O Que Eu Ví E O Que Nós Veremos", lançado em 1918, que acaba de completar 100 anos.

Aberto ao público e gratuito, quem for ao local – das 11h30 às 23h - poderá participar de um bate papo entusiasmado com Rubens Heredia, um apaixonado pelo universo de Santos Dumont e organizador do projeto, saber mais sobre a iniciativa e como ajudar para a concretização. Além disso, na chamada “Balada Belle Epoque”, são bem vindas pessoas com roupas da época, para entrarem no clima.

Aliás, logo de cara será possível ter uma ideia do que estar por vir: um Ford Woody, perua de madeira, de 1929 é o carro oficial do projeto e estará estacionado na porta do bar.

No mesmo dia também será lançada a coleção de pinturas “Obras primas S=D”. Um pórtico, pintado por Heredia, de 2 m de altura por 1m de largura, com pinturas de 3 passagens de Santos Dumont, será mostrado com exclusividade aos presentes.

Haverá o sorteio de cinco maquetes do 14 Bis.

“É um projeto cultural muito interessante. Precisamos eternizar os brasileiros que fizeram história no mundo e valorizá-los. Não poderíamos deixar de apoiar, principalmente porque meu pai foi da Força Aérea Brasileira, então, temos um carinho todo especial pelo tema”, conta Christian Caballero, sócio do Pátio SP.

O documentário tratará da exibição aprofundada de todos os inventos de Santos Dumont, inclusive com a reconstrução dos principais projetos. O carro elétrico, por exemplo, já está sendo estudado, para início de reconstrução nos próximos meses.

Mas, não é só isso. “O documentário tem como objetivo orgânico chegar a um longa metragem Hollywoodiano. Ele será um making off do filme”, conta Heredia, que é co-escritor do roteiro do longa.

Tudo isso, para culminar na construção do Museu 14 Bis, já que após as filmagens, a intenção é que o acervo seja cuidadosamente abrigado no museu.

“É o mais completo projeto destinado a Santos-Dumont, personagem tão querido de nosso povo, mas, até então, praticamente renegado por falta de iniciativas empreendedoras, para dar acesso a vasta e apaixonante história dele”, afirma Heredia. Para ele, este lançamento é um divisor de águas ao que se refere à vida & obra de Santos Dumont. A ideia é um “roadshow”: viajar para todas as capitais brasileiras divulgando o projeto.



Pátio SP

A esquina das ruas Mourato Coelho com a Wisard já virou point na boêmia Vila Madalena. Sextas, sábados e domingos, animados, marcam o ponto privilegiado do bairro, que atrai a frequência de moradores de outros lugares da cidade. Pelas grandes portas envidraçadas que separam a calçada do bar, é possível ver a galera entusiasmada que procura o local para curtir as atrações musicais, os bons drinks e petiscos servidos na casa.

Para Christian Caballero e Victor Gambardella, sócios da casa, o Pátio SP conseguiu conquistar o público que gosta de frequentar um ambiente bonito, que tem jardim vertical, grafite na parede, teto retrátil e mobiliário feito de pallets reciclados; com boa comida e bebida e música ao vivo eclética e de qualidade. “O bar é a cara de São Paulo, que prima pelo atendimento e onde o paulistano se sente em casa e o turista vai conseguir entender um pouco da cidade”, diz Caballero.

No cardápio há o resgate de itens como sandubinha de carne-louca, pavê de chocolate e pudim de leite, que faz lembrar comida de vó e das boas festas de família. Ao mesmo tempo, serve petiscos que não podem faltar na mesa de um bom bar, como espeto de carne com farofa e vinagrete, croquete de costela, dadinhos de tapioca e calabresa acebolada.

Na parte de coquetelaria, a ideia é oferecer bebidas e drinques que passeiam entre os clássicos, autorais e especialidades do Pátio SP. Uma seleção inspirada em pontos turísticos da cidade, como Mourato Coelho e Pátio do Colégio, por exemplo, e em brasilidades, como a rapadura e a caipirinha, fazem sucesso.


Pátio SP Bar
Rua Mourato Coelho, 1.272, Vila Madalena, São Paulo
Tel.: (11) 2386-0908
Facebook: facebook.com/patiosp
Instagram: @patiospbar

www.patiosp.com.br

Horário de funcionamento: segunda, das 11h30 às 15h; terça à sexta das 11h30 às 15h e das 17h às 00h; sábado das 12h à 1h e domingo das 12h às 23h.

Cartão de crédito: Visa, Mastercard, Amex
Cartão de débito: Visa, Mastercard e Amex
Tickets eletrônicos: Não
Aceita cheque: Não
Valet: sim – R$ 25
Capacidade: 285 pessoas
Som ambiente: Sim
Música ao vivo: de terça a domingo (vale checar programação antes)
Aceita reserva: Sim
Wi-fi: Sim
Mesas ao ar livre: teto retrátil
Acesso para deficientes: sim
Atividade para crianças: não

Nenhum comentário:

Postar um comentário